Sobre o VI ConDCE e a participação da Biologia...

sábado, 5 de dezembro de 2009

O Congresso do Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares (ConDCE-UFAL) é a instância máxima deliberativa do movimento estudantil de nossa Universidade, onde nele são discutidas e deliberadas ações que irão nortear a atuação da próxima gestão que venha a assumir a diretoria desta entidade (DCE) em âmbitos locais, regionais e nacionais.

O Congresso tem periodicidade máxima de dois anos e a gestão vigente “Amanhã vai ser outro dia” priorizou a construção do mesmo entre suas atividades, sendo realizado no período d
e 12 a 15 de novembro o VI ConDCE. O curso de Biologia foi representado por 6 delegados, todos membros orgânicos do C.A.Bio-UFAL, eleitos pelos estudantes do curso no dia 06/11/2009, que garantiram a participação durante todo o evento.

O presente ano, para o movimento estudantil (M.E) em geral, foi reflexo de um grande refluxo, onde se tornou muito difícil organizar os estudantes, não existindo, portanto, grandes lutas e mobilizações, mesmo com o REUNI e suas conseqüências vindo a toda a cada dia.


Diante deste quadro, o VI ConDCE veio com grande peso, pois as decisões nele tomadas apontam para uma significativa mudança na organização do movimento estudantil da UFAL.


Reafirmou-se o
não reconhecimento da União Nacional dos Estudantes (UNE) enquanto entidade representativa e ratificou-se a desfiliação do nosso DCE para com a entidade.

Traçou-se um projeto político que toma como base princípios do Socialismo. Entendendo que vivemos numa sociedade de classes onde há uma luta entre o trabalho e o capital,
o DCE se coloca, então, do lado do trabalho, afirmando uma aliança operário-camponesa-estudantil. Defendendo, por exemplo, uma extensão da universidade às comunidades circunvizinhas.

O DCE-UFAL irá priorizar uma
luta por mais verbas para a educação, pela universalização da educação superior e da assistência estudantil, por mais professores e estrutura física, se mostrará contra a reforma universitária do governo Lula, especialmente pela revogação do REUNI, articulando com os movimentos sociais uma ampla campanha por ela. Também lutará pela revogação do PROUNI e por transferência das verbas e dos estudantes beneficiados para as universidades públicas.

Este foi um congresso estatuínte, onde se reformulou boa parte do antigo, falho e problemático estatuto que regia o DCE-UFAL, que não acompanhava o crescimento da UFAL decorrente dessas novas políticas públicas, efetivadas no governo Lula, para as universidades no Brasil, dificultando, por exemplo, o diálogo direto e efetivo com os novos pólos no interior de Alagoas.


Aprovou-se neste congresso um novo modelo de diretoria,
a diretoria ampliada, onde teremos, nas próximas gestões, representação do DCE nos campi da UFAL (Maceió, Agreste e Sertão), proporcionando uma aproximação com o cotidiano dos estudantes do interior, unificando e fortalecendo o M.E de nossa universidade.

Também foi aprovada
a proporcionalidade nas eleições, onde a diretoria do DCE será composta por várias forças do movimento estudantil e não apenas por uma força majoritária como foi até então.

Além das ações citadas acima, foram aprovadas diversas outras propostas que irão nortear a próxima gestão, que constam em anexo junto ao novo Estatuto do DCE-UFAL.


O
C.A.Bio apoiou as principais deliberações (citadas acima) por compreender que para que ocorra de fato uma ascensão do M.E na UFAL e se possa encampar lutas dentro da universidade, hoje, é necessária toda uma modificação nos padrões que vínhamos tendo.
Compreendemos a relevância dessas alterações e estamos dispostos a efetivá-las das formas mais coerentes e justas para que possamos de fato vir a ter uma universidade gratuita e de qualidade que atenda às necessidades da população.


Centro Acadêmico de Biologia – UFAL
Gestão “Quebrando a dormência”
01/12/2009

0 comentários:

Postar um comentário

 
Quebrando a Dormência. Design by Pocket