No ano de 2006, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas teve concretizada a dicotomia entre as modalidades Licenciatura e Bacharelado desde o processo de seleção para o ingresso na graduação (vestibular), que veio como fruto das “novas” reformas no Ensino Superior, colocado pelo MEC.
A grade curricular de nosso curso foi bastante alterada e, especificamente, a grade da modalidade Licenciatura sofreu drásticas alterações, passando a contar então com uma disciplina chamada Projetos Integradores (P.I).
Tal disciplina perpassa por quase toda a graduação do licenciado, desde o primeiro ao sétimo período, com carga horária semestral equivalente à 40 horas-aula, totalizando 280 horas-aula de um currículo com 3200 horas.
Projetos Integradores surge com a proposta de integrar as disciplinas do curso e trabalhar sobre as problemáticas e dificuldades que o professor de Biologia e Ciências virá a enfrentar. Analisando a ementa de P.I, podemos observar a amplitude e flexibilidade dessa disciplina, onde todas as metodologias postas contam apenas com a elaboração e realização de mesas redondas e seminários de extensão para uma posterior socialização dos resultados. Deste modo, cada professor tem o livre-arbítrio para utilizar e seguir uma metodologia de aula que ache mais adequada.
Até ai tudo bem. Vamos agora para a prática:
Quantas vezes ouvimos pelos corredores reclamações de estudantes e professores acerca do funcionamento desta disciplina?
Quantas vezes você, estudante de licenciatura, foi para a sala de aula e não encontrou professor para ministrar ou não teve aula referente à disciplina?
Ou ainda, quantas e quantas vezes você e seus colegas de turma se questionaram sobre o sentido e proveito dos projetos que nos são passados?
Por que que esse tempo não é destinado à outras disciplinas básicas para a Biologia como Zoologia ou Botânica, já que vimos seus conteúdos bastante superficialmente?
Foi partindo desses e de muitos outros questionamentos que nós, atual gestão do Centro Acadêmico - “LUTAR quando a regra é ceder!”, passamos a realizar espaços como reuniões e Assembleias Gerais Estudantis, para que os estudantes pudessem se manifestar sobre o problema.
As discussões giraram em torno do real sentido dessa disciplina e do aproveitamento que os estudantes têm para sua formação e atuação profissional.
Será que P.I é realmente necessário?
Por que que o currículo de licenciatura necessita de uma disciplina específica a cada semestre para ter uma integração?
A grade como um todo não deveria ser integrada?!
Por que na modalidade de Bacharelado, por exemplo, é diferente?
O tempo que temos para ver, aprender e pesquisar sobre as disciplinas base da Biologia é suficiente e dá segurança para o licenciado do conteúdo que será futuramente ministrado?!
Estamos vivenciando um momento de avaliação de nossas grades curriculares, visto que as primeiras turmas nesses moldes (aquelas de 2006) se formaram agora. Dessa forma é imprescindível que os estudantes se unam para lutarmos por uma melhoria de nosso curso. Temos força suficiente – desde que nos organizemos e nos dediquemos – para transformar a realidade em que estamos inseridos! As alterações curriculares serão feitas em novembro e até lá precisamos de você para dar continuidade aos processos de discussão e agir sobre esse tema!
Venha construir conosco essa luta! É uma luta de todo estudante!!!
Todas as quartas às 16:30 temos reunião do C.A com pauta fixa inicial sobre Pojetos Integradores. Participe e contribua com esse processo! Venha expor sua opinião!
O CAETÉS (C.A.Bio) está de portas abertas SEMPRE!
Entre em contato conosco pelo nosso blog: http://quebrandoadormencia.blogspot.com
por nosso e-mail: cabio.ufal@hotmail.com
ou orkut: C.A Biologia UFAL.
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