Documento propositivo sobre Projetos Integradores:

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Opa galerinha!!
Como resultado de nossas últimas assembleias, tiramos esse documento que segue abaixo, para propor no colegiado de curso de ciências biológicas modalidade licenciatura.
Muito provavelmente, a reunião do colegiado será na próxima terça, e assim que tivermos alguma resposta ou novidade, repassamos para vocês!!

Há braços!!

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Aos (às) senhores (as) membros do Colegiado de Licenciatura em Ciências Biológicas,

Vimos através deste, expressar a opinião dos estudantes acerca da grade curricular de licenciatura e, em específico, sobre a disciplina Projetos Integradores (P.I), visto que nos encontramos em processo de avaliação e alteração das grades curriculares.
Desde 2006, ano de implementação desta disciplina (P.I) em nosso currículo, ouvimos reclamações tanto por parte dos estudantes quanto dos próprios professores sobre o funcionamento, intuito e proveito da mesma.
A partir destes questionamentos, nós - atual gestão do Centro Acadêmico, "LUTAR quando a regra é ceder!" - buscamos promover amplos espaços de debate com os estudantes do curso para trazer um posicionamento concreto para este órgão.
Estamos tratando de uma disciplina que conta com 280 horas de um currículo de 3200 horas e que acompanha o estudante desde o primeiro até o sétimo semestre. Projetos Integradores apresenta uma ementa "solta", pouco objetiva, dando margem ao uso de qualquer metodologia, abordando o assunto que melhor convier ao professor que a ministrará. Longe do problema do mau ou não-funcionamento ser somente de ônus do professor ou "dos alunos que não estão interessados", esta disciplina - de modo geral -acaba por não trazer acréscimos efetivos e de forma plena entre os estudantes (por seus resultados efetivos oscilarem bastante). Dessa forma, não negamos que existam resultados positivos em Projetos Integradores – na verdade reconhecemos isto – mas não podemos deixar de evidenciar que, da forma como esta disciplina vem sendo trabalhada, seu sucesso é muito incerto e seus resultados, em muitos casos, não tem sido satisfatórios.
Foi feito um plebiscito com os licenciandos onde perguntamos o que deveria ser feito com P.I e o resultado foi o seguinte:
71,4% dos estudantes que participaram acham que a matéria deve ser excluída de nossa grade, 27,2% acreditam que a ementa e metodologia deve ser modificada e melhorada e apenas dois, dos 154 estudantes, anularam o voto.
Assim, concluímos que a grande maioria dos estudantes de nosso curso está extremamente insatisfeita com a disciplina. Sabemos que o curso de licenciatura, em sua última reformulação, teve a carga horária de "disciplinas base" (leia-se: botânica, zoologia, química, física, etc...) reduzidas, levando à uma formação aligeirada e bastante superficial.
Com isso, propomos que Projetos Integradores seja excluída de nossa grade curricular e que a carga horária referente seja remanejada para outras disciplinas do curso, proporcionando ao futuro biólogo e professor uma formação mais completa com, por exemplo, aulas práticas (que nos são tão importantes e que acabam por não existir pelo curto espaço de tempo em que os professores tem que garantir o conteúdo teórico).
Entendemos a necessidade de aulas práticas que levem os estudantes a interagir com a sociedade para além dos muros da universidade e atividades que levem os estudantes à sala de aula no papel de professores em construção. Contudo, na forma de P.I. o potencial dessa carga horária está sendo desperdiçado num projeto de disciplina solto, que os próprios professores tem dificuldade em definir. Acaba que não se consegue potencializar a capacidade dos estudantes de atingir uma formação prática efetiva e isso é preocupante, tendo tal afirmação sido respaldada pelo resultado do plebiscito!
Acreditamos que, com a retirada dos Projetos Integradores da grade do curso de licenciatura e devido remanejamento da carga horária para outras disciplinas (Botânica, Zoologia, Didática, Pesquisa Educacional e outras, por exemplo) na forma de atividades práticas, poderemos conseguir mais êxito e aproveitamento dessas 280 horas (que são muito preciosas para permanecerem nesta incerteza que tem sido a disciplina de Projetos Integradores). Assim, inclusa nas ementas e programas das outras disciplinas, esta carga horária prática poderá ter um direcionamento mais definido e contextualizado, facilitando o trabalho dos professores e dos estudantes, resultando em maior possibilidade de sucesso.
Em Didática, por exemplo, as horas práticas ficariam associadas à própria disciplina, dentro de seu programa, o que possibilitaria uma maior facilidade para o professor direcionar as experiências. Acreditamos que dessa forma os professores ficariam menos “perdidos” e os estudantes teriam a possibilidade maior de vivenciar as experiências sem que elas fiquem dependendo do entendimento do professor ou de seu tempo disponível, já que a parte prática estará incluída em sua disciplina.
Ademais, sabemos que as problemáticas que permeiam a grade curricular de licenciatura não serão sanadas somente com a exclusão de P.I e, com intuito de aprofundar essas avaliações e contribuir para a melhora de nosso curso, propomos a criação de um espaço legítimo, permanente e paritário (entre estudantes, professores e coordenadores) de discussão e avaliação das grades curriculares de Ciências Biológicas, ambas modalidades, garantindo a democracia nos importantes processos decisivos em que os estudantes deveriam ter uma voz relevante.


Atenciosamente,

Gestão "LUTAR quando a regra é ceder!"
Centro Acadêmico Enraizando em Terra Seca - CAETES

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