Carta aberta aos estudantes - sobre as Eleições do CABio UFAL

domingo, 9 de maio de 2010

Olá pessoas da Biologia!

Vimos por meio dessa carta nos desculpar pela não realização das eleições para o Centro Acadêmico de Biologia (C.A.Bio) no prazo estipulado pelo regimento eleitoral (primeiros dias de maio) e esclarecer o ocorrido.

Pois bem, no final do ano passado, o coletivo "Quebrando a dormência" convocou uma assembléia estudantil no intúito de discutir as Eleições do C.A.Bio. UFAL. O grupo - que construiu a gestão anterior - colocou que por motivos de organização interna e pouquíssimas pessoas para dar andamento às atividades não havia conseguido garantir o processo eleitoral e que “naquela altura do campeonato” ficaria inviável de iniciá-lo, por nos encontrarmos num período complicado para esse tipo de movimentação estudantil: fim de período e início das férias/ comemorações de fim-de-ano.

Nessa assembléia, conseguimos legitimar uma Comissão Gestora que pudesse atuar em nome dos estudantes de biologia até a segunda semana de aula, na perspectiva de garantir alguns eventos como a Calourada (trote), Semana de recepção dos Calouros e o Conselho Nacional de Entidades de Biologia (CONEBio). Aprovamos também um regimento eleitoral, a fim de dar os nortes para as eleições do CABio, que transparece que os responsáveis pela garantia desse processo são uma comissão eleitoral (formada por duas pessoas) e a antiga gestão.

Durante esse “meio-tempo” nossa realidade e a 'disponibilidade' de pessoas não mudou muito, continuaram sendo muitas tarefas para poucos tocarem. Não conseguimos garantir novamente a continuidade do processo eleitoral, falhamos na divulgação e na organização do mesmo, não conseguimos manter o contato com os membros da comissão eleitoral, que também não conseguiram garantir sua função à fundo por questões pessoais.

Diante deste quadro, nos vimos numa bifurcação: ou empurraríamos com a barriga e garantiríamos as urnas nestes dois próximos dias e a divulgação no boca-a-boca sem os estudantes estarem esclarecidos do processo ou retomaríamos ele do começo e trabalharíamos de forma mais qualificada. Reconhecemos nossas falhas, discutimos em cima delas e chegamos a uma posição que proporciona a correção delas, sanando alguns problemas enfrentados, como, por exemplo, a divulgação.

Optamos pelo adiamento e estamos reiniciando o processo como um todo. As inscrições estão sendo reabertas com término no dia 17 de maio; no dia 20 às 17h será realizado o debate entre as chapas na sala do CABio e as eleições se darão nos dias 25 e 26 de maio – durante os três turnos, no ICBS.

Agradecemos a abertura e compreensão de vocês, aproveitamos o espaço para convidá-los à participar de fato desse processo, seja participando de uma chapa, ajudando a comissão eleitoral ou participando do debate para tirar dúvidas, entender o que estará sendo proposto pelas chapas e poder eleger uma representação para o corpo estudantil de Biologia da UFAL que de fato corresponda às necessidades que dele surgem.



Coletivo “Quebrando a dormência”

03/05/2010


0 comentários:

Postar um comentário

 
Quebrando a Dormência. Design by Pocket