Nossa chapa, "Lutar quando a regra é ceder", surge no intúito de continuar as lutas erguidas e traçadas pelo coletivo "Quebrando a dormência" durante o ano de 2009, no curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Temos uma renovação no grupo, onde os novos membros se aproximaram à partir da atuação do coletivo em Encontros Regionais de Estudantes de Biologia e de Semanas d@ Calour@, por exemplo.
Compreendemos que não obtivemos muito sucesso e respaldo com @s estudantes de bio em geral no último ano, porém acreditamos que venha a ser reflexo (também) de quase dois anos sem atuação de uma gestão, de fato, e continuamos dispostos à trabalhar duro para que consigamos atingir @s estudantes e envovê-l@s com as causas por nós defendidas e com nossas lutas, que acreditamos que são lutas que contemplam à tod@s:
- Defendemos uma universidade pública, laica, gratúita e de qualidade, e vamos continuar lutando pela não dissociação do tripé básico, ensino-pesquisa-extensão , bem como por nossos direitos enquanto estudantes e por uma melhora significativa na assistência estudantil que "nos é" disponibilizada pela UFAL.
...elencando algumas propostas:
- Continuar discutindo sobre nossa grade curricular e a dicotomia entre bacharelado e licenciatura, lutando por seu fim, retomando pautas como o Reingresso.
- Lutar por um aumento de bolsas de monitoria e de pesquisa, atrelado à discussões das mesmas com o corpo estudantil.
- Discutir e explorar os projetos de extensão dentro de nosso Instituto.
- Garantir a representação d@s estudantes de bio nos CEBs, Conselhos, Colegiado, DCE, ENEBio.
- Continuar construindo a ENEBio e aproximá-la d@s estudantes de bio da UFAL. (através da organização de prés e pós encontros, por exemplo).
- Criar um conselho de turma para aproximar @s estudantes do CA.
- Discutir a funcionalidade dos Projetos Integradores junto ao corpo estudantil
- Fomentar discussões e encaminhar ações acerca da Lei dos Estagiários e de seu reflexo nas universidades federais.
- Continuar realizando CINEBio's e BioCAFÉ's, para contemplar temas não-discutidos em sala de aula
- Organizar uma biblioteca de Xerox no CA, como alternativa à falta de livros na biblioteca, atrelado à discussões sobre esta problemática.
- Realizar eventos de integração entre os estudantes, como os BioBAR'es e o Rock'A'Bio...
dentre outras!
É importante deixar claro que o Centro Acadêmico não é nada sem a participação efetiva d@s estudantes do curso, então estaremos sempre abertos à novas participações
Quem somos?
-
Ana Ferreira - Bacharelado
Anita Rocha - Bacharelado
Barnagleison Lisboa - Licenciatura
Daniella Yezzi - Licenciatura
Evandro Coelho - Licenciatura
José Araújo (Neto) - Licenciatura
Thame Gomes - Bacharelado
Thayse Melo - Licenciatura.
0 comentários:
Postar um comentário