MOÇÃO DE APOIO AOS e ÀS ESTUDANTES DO CECA - UFAL.

terça-feira, 1 de junho de 2010

MOÇÃO DE APOIO AOS e ÀS ESTUDANTES DO CECA - UFAL

Nós, enquanto estudantes de Biologia e militantes do Centro Acadêmico de Biologia da UFAL, vimos por meio dessa carta apoiar a luta que os/as companheiros/as do Centro de Ciências Agrárias (CECA) vêm travando nesses últimos tempos.

Sentimos na pele os reflexos do distanciamento do nosso local de estudo e aprendizado do Campus da UFAL e as limitações que isso acaba nos colocando. Também sofremos com a falta de livros em nossa biblioteca e não dispomos de um Restaurante Universitário. Sabemos o quanto isso dificulta a vida dos/as estudantes que, muitas vezes, desistem de complementar sua graduação com estágios e monitorias, por não ter condições financeiras de se sustentar durante todo um dia no instituto.

Compreendemos que a luta dos/as estudantes do CECA deve ser luta de todo/a estudante da UFAL, por estarmos exigindo direitos básicos para a permanência de um/uma estudante na Universidade.

Estamos nos colocando ao lado dos/as companheiros/as e construindo em conjunto esse ato, por compreender também a urgência dessas reivindicações, sendo hoje o último dia do prazo estipulado pelo MEC para a UFAL realizar essas exigências. Cabe aqui também criticar o processo de avaliação que nos está colocado pelo Governo Federal. O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) que engloba o ENADE, vem como mais uma forma de distorcer e desviar o sentido da Educação em nosso país, tirando cada vez mais a responsabilidade do Estado de garantir um ensino público, gratúito e de qualidade, abrindo margem para a inserção do setor privado. No lugar de tentar sanar as deficiências estruturais e/ou pedagógicas dos cursos existentes, há uma punição dos mesmos, que passam a ser "ameaçados de extinção" com um prazo x ou y para que a universidade cumpra todas as exigências, que até então não tinham sido resolvidas ou tão pouco discutidas com a comunidade acadêmica.

Desse modo, estamos aqui para reivindicar em conjunto as pautas emergenciais para a manutenção do CECA:
  • PELA ABERTURA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

  • POR MAIS ÔNIBUS PARA O TRANSLADO MACEIÓ – CECA

  • POR MAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS PARA A BIBLIOTECA DO CENTRO

  • E POR RAMPAS DE ACESSO PARA DEFICIENTES

e para LUTAR POR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO JUSTO que garanta uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!



Centro Acadêmico de Biologia - UFAL
Gestão "Lutar quando a regra é ceder!"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Quebrando a Dormência. Design by Pocket